Rio pardo sempre fora utilizada como sede militar tanto que até hoje resta algumas peças, o antigo regimento de Osório, o Forte Jesus-Maria-José, chamado de "Tranqueira Invicta" construído em 1752, hoje restam apenas três canhões e uma lápide com a planta da fortaleza.
Nessa foto está, uma das únicas coisas que restaram da fortaleza.Também é possível observar o tipo de vegetação predominantemente formada por gramíneas nativas e ao fundo as matas que se localizam às margens dos rios Jacuí e Pardo e seus afluentes. Além de estar localizado praticamente no centro do estado, outra característica que fez com que Rio Pardo, até então, fosse um dos principais Regimentos do Império no Rio Grande do sul, é por ser uma área rodeada pelo Rio Jacuí e seus afluentes.
Como podemos observar a figura atrás, dois rios cortam o município de Rio Pardo: o rio Jacuí, que corre no sentido oeste-leste, dividindo o território em duas porções e o seu afluente, o rio Pardo, que corre no sentido norte-sul. Portanto a cidade, antes denominada uma vila, está numa Bacia Hidrográfica, ou seja uma bacia hidrográfica é um sistema que integra as conformações de relevo e drenagem. A parcela da chuva que ocorre sobre a área da bacia e que irá transformar-se em escoamento superficial, chamada precipitação efetiva, escoa a partir das maiores elevações do terreno, formando enxurradas em direção aos vales. Esses, por sua vez, concentram esse escoamento em córregos, riachos e ribeirões, os quais confluem e formam o rio principal da bacia, o Rio Jacuí. Com isso temos uma cidade banhada por rios, com temperaturas anuais média de 18ºC a 20ºC, tendo verões muito quentes e invernos muito frios (característica do clima subtropical que ocorre no Rio Grande do Sul), e ainda sendo uma cidade bem localizada que faz ligações tanto com a fronteira com o Uruguai como com a Argentina e bem próximo a capital do estado.
No entanto devido a fatos ocorridos com a independência uruguaia externamente do país, se gerou a necessidade de demarcar bem a fronteira com Uruguai, foi então que o Regimento onde Osório servia foi transferido para Bagé. Uma cidade com características de clima parecidas com a de Rio Pardo - com estações bem marcantes - rodeada por vários rios como a bacia do Rio Camaquã situado ao Norte do município pertencem. Este tem suas nascentes nos municípios de Bagé e Lavras do Sul, seguindo seu curso, no sentido N, NE.Os principais afluentes do Camaquã são os arroios do Tigre, das Palmas, Lichiguana e Torrinhas ou Velhaco. E a Sudeste do município situa-se a bacia do Rio Jaguarão, cujos principais afluentes são os arroios Candiota, Jaguarão Chico e Jaguarão Grande. Os cursos d’água desta bacia situam-se na área do distrito de Seival (onde mais tarde aconteceria a Batalha do Seival onde o exército farroupilha se consagraria) , Aceguá e subdistrito de Tupi Silveira.
A Sudoeste encontramos a bacia do Rio Negro, cujos principais afluentes são os arroios Piraí, Quebracho, Quebrachinho, Gontam e Bagé.
E o ponto principal: a localização estratégica no meio da fronteira entre o Rio Grande do Sul e o Uruguai. É assim que o Regimento onde Osório servira fora transferido e recebera a intitulação de 2º Corpo de Cavalaria de 1ª Linha. Por isso é bem importante observar que a semalhança entre as duas cidades ajudaram na adapitação do militares no novo local.
Enquanto o Império brasileiro estava preocupado em proteger sua fronteira dos uruguaios, se arma a Revolta Farroupilha, comandada por Bento Gonçalves- na capital- e como seu segundo comandante, José Netto, fica encarregado de dominar Bagé. Capitão Mazzarrêdo, comandante e amigo de Osório, fica sabendo que as tropas Farroupilhas se aproximam e em grande número, cerca de 600 homens, número muito maior aos seus. Então no dia 19 de setembro, antes do amanhecer, Osório acompanha o Capitão a pedido do mesmo até a fronteira com o Uruguai onde pretendia se juntar ao Comandante das Armas, Marechal Sebastião Barreto. Foi nesse contexto, logo depois de acompanhar o Comandante até o Uruguai, que Osório voltou ao estado e se apresentou as tropas do Rio Grande do Sul.
Escrito por: Caroline Brasil
Fontes:
http://pt.wikipedia.org/wiki/Rio_Pardo
http://www.terragaucha.com.br/imags_rio_pardo.htm
http://www.apontador.com.br/guia_cidades/mapas/RS/rio_pardo.html
http://www.riopardo.rs.gov.br/
http://pt.wikipedia.org/wiki/Bag%C3%A9
http://sistemas.bage.rs.gov.br/
http://www.weather-forecast.com/locationmaps/Bage.jpg
Histório do General Osório - 1º volume de Fernando Luis Osório
Nenhum comentário:
Postar um comentário