- Porto Alegre- Rio Pardo
140 km - Porto Alegre-Bagé
393 km - Bagé – Santana do Livramento
(em verde)
164 km - Bagé- Aceguá
(laranja)
60 km
Como podemos ver no mapa, em ver temos a distancia do trajeto de Bagé a Santana do Livramento, 164 km. No entanto numa eventual fuga, o caminho mais próximo para chegar à fronteira é indo pelo distrito de Aceguá, 60 km. Por isso, quando Osório ajudou seu superior a fugir, é bem provável que tenha segui pelo caminho Bagé- Aceguá, sendo um caminho bem mais rápido e mais desconhecido, sendo assim mais seguro, já estavam em território farroupilha.
FAUNA:
A região onde começou a participação de Osório na Guerra dos Farrapos, temos de ressaltar que o pampa gaúcho é uma região com uma fauna muito rica em diversidade.
Estudos atuais revelam que nos campos sulistas foram encontrados 102 espécies de mamíferos, 476 de aves e 50 de peixes. Dados que revelam que já houve devido a atividades econômicas algumas espécies já foram levadas a extinção. Apenas agora no século XXI, com estudos mais aprofundados, é que os cientistas chegaram a conclusão de que o ecossistema do pampa é muito rico e devido a atividade campestre, vinha, até agora sendo muito bem preservado – é claro, exceto a alguns casos -. O Ratão-do-banhado (imagem a seguir) é um exemplo de animal muito presente aqui no pampa já na época da Revolução Farroupilha.
Outro ponto a ser destacado é o grande número de peixes, devido a grande quantidade de rios e lagos presentes em nosso estado. Como podemos observar, o Rio Grande do Sul tem um ecossistema muito rico, que na guerra foi muito importante, pois depois de 10 ano de Guerra os Farrapos começaram a ser atingidos pela falta de alimentos, falta de dinheiro , falta de armamentos, etc. Foi por ter uma fauna tão rica, um dos motivos que os farroupilhas sustentaram essa guerra por mais anos, caso contrário, com a falta de alimento e cansaço que se abatia nas tropas, com certeza a guerra não teria se pronlongado por tanto tempo. Tem fontes que nos dizem que no fim da Guerra, com a escacez de alimento, os guerreiros começaram a matar seus próprios cavalos para poder sobreviver as condições adversas, a fome e ao frio muito intenso aqui da nossa região.No entanto, depois de 10 longos anos pelos campos de batalhas a batalha chegou ao fim sem a vitória de nenhum lado, e sim com um tratado de paz.
Bibliografia:
http://br.geocities.com/biomapampa/
http://pt.wikipedia.org/wiki/Pampa
Escrito por: Caroline Brasil
Nenhum comentário:
Postar um comentário